Era Uma Vez Um Cravo é uma leitura encenada, criada a partir do livro homónimo de José Jorge Letria. Esse livro, em forma de poema, tem as ilustrações de André Letria, todas a preto e branco, à exceção dos cravos vermelhos. Narrado sob o ponto de vista de um cravo, o livro conta-nos a sua viagem na manhã do dia 25 de Abril de 1974.
A encenação é da Plataforma285, mas é André Loubet quem dá voz aos encontros desta flor com uma florista, um militar e muitos outros cidadãos de um Portugal que agora acordava com a Liberdade.
Ficha Técnica e Artística
Criação: Plataforma285 / Cocriação e interpretação: André Loubet / Cocriação e Direção Artística: Raimundo Cosme/ Cocriação e Direção de Produção: Raquel Bravo / Direção de Comunicação: Beatriz Vasconcelos / Texto: José Jorge Letria
Produção: Plataforma285 / Coprodução: LU.CA - Teatro Luís de Camões / Apoio à Residência: Cão solteiro. Residências 120
CALENDÁRIO DO PROJETO:
Apresentações: Abril de 2023, Lu.ca - Teatro Luís de Camões; janeiro de 2024, Biblioteca de Grândola; fevereiro de 2024, Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, Santiago do Cacém; abril de 2024, Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, Guarda; junho de 2024, Dias de Festa em Tibães, Mosteiro de Tibães, Braga.