Colar sem nexo, pintar por fora das linhas, escrever palavras que não existem, cantar em línguas inventadas: o que querer mais? Temos perguntas infinitas, o mundo não para de crescer e cada dia descobrimos mais cores: pode haver melhor que isto? eRrAdO é um elogio ao erro, à tentativa, ao espaço para experimentar sem ter que acertar ou ter respostas concretas. Por isso mesmo, este espetáculo experimenta, investiga outras formas… novas formas… formas ilimitadas…formas mais do que… erradas, talvez não muito certas… INSERIR PALAVRA (mas depois, agora vamos só ficar a imaginar). E porque não há uma forma certa de se ser e se pode falar de várias maneiras, eRrAdO é um espetáculo com Língua Gestual Portuguesa e todas as sessões são descontraídas, que é como quem diz, podes falar, mexer-te e até saíres da sala se te sentires desconfortável. A Plataforma285 é um coletivo multidisciplinar de criação, fundado em 2011, com o intuito de criar espetáculos de teatro. Trabalhando em regime de colaboração criativa, a companhia desenvolveu 19 criações. Parece um Pássaro, Os Livros do Rei, A Árvore Branca, No Escuro e Primeiro Andamento são os espetáculos pensados para a infância onde se procura instigar o questionamento e promover a diversidade.
Ficha Técnica e Artística
Criação: Plataforma285 / Cocriação, texto e interpretação: Raimundo Cosme / Cocriação e Interpretação LGP: Valentina Carvalho / Cocriação, sonoplastia e texto: Conan Osiris / Cocriação e Cenografia: Sara & André / Cocriação e Figurinos: Bárbara Felicidade / Design de Luz: Joana Mário / Cocriação e Direção de Produção: Raquel Bravo / Direção de Comunicação: Beatriz Vasconcelos / Assistência de criação: Luna Ideias e Gabriela Campenhe (Estágio Curricular ESAD.CR)
Produção: Plataforma285 / Coprodução: A Oficina, CIPRL; Cineteatro Louletano, Teatro Curvo Semedo, Teatro Aveirense; Teatro Municipal do Porto / Apoio à Residência: Cão solteiro. Residências 120, Casa Varela, Quinta Alegre | Lugar da Cultura – Direção Municipal da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa,Teatro Ibérico / Projeto apresentado no âmbito de: Bienal Cultura e Educação, 2023 RETROVISOR/ PNA
CALENDÁRIO DO PROJETO:
Apresentações: Junho de 2023, A Oficina (Pequeno Auditório CCVF); abril de 2024, Teatro Aveirense, Aveiro; setembro de 2024, Teatro Gil Vicente, Barcelos; dezembro de 2024, Teatro Municipal do Porto Campo Alegre; dezembro de 2024, Teatrocine de Pombal; fevereiro de 2025, Cineteatro Louletano, Loulé.