Partindo do tema central “brincar”, o projeto AVOZ surge com o objetivo de criar ligações humanas através do trabalho artístico. Com recurso a ferramentas como artes plásticas, música e movimento, pretende-se conduzir um processo de trabalho centrado na partilha, capaz de aproximar duas gerações que se cruzam no crescimento e no envelhecimento. De um lado a população idosa, tantas vezes posta de parte apesar de ativa. Do outro lado as crianças, cada vez mais sedentárias apesar de enérgicas e curiosas.
O AVOZ será realizado entre setembro de 2025 e julho de 2026, dividindo-se em três temas - Brinquedos, Cantigas e Brincadeiras. Para cada tema será convidado um artista para o desenvolver.
Este projeto de mediação cultural tem como objetivo estabelecer uma ponte entre estas duas gerações, aproximando-as, de forma a criar valor humano e artístico. procura ainda promover a valorização da memória e da identidade hereditária, levando a voz dos mais idosos às novas gerações de forma a estabelecer um conjunto de laços afetivos baseados na partilha e no diálogo, utilizando metodologias colaborativas e participativas.
Ficha técnica
Criação e coordenação: Raquel Bravo / Psicóloga: Malitsa Francisco / Consultoria Pedagógica: Ivo Serra / Apoio à criação: Raimundo Cosme, Cecília Henriques / Apoio à produção: Mariana Sá Marques / Direção de comunicação: Raquel Alves / Artistas convidados: Rita Grancho, Bruno Alexandre, etc / Registo audiovisual: Ana Ladislau, Joana Correia (Coletivo audiovisual MANAMANA) / Design gráfico: Emanuel Vicente / Produção: Plataforma285 / Coprodução: Câmara Municipal de Torres Vedras | Unidade de Galerias e Artes Visuais / Entidades envolvidas: Clube Sénior da Azenha Velha e Jardim de Infância de Cambelas
Neste primeiro tema, a artista plástica Rita Grancho junta-se ao projeto para explorar o universo dos brinquedos. Após um processo de recolha de memórias junto do Clube Sénior da Azenha Velha, a artista trabalha sobre este material, numa residência artística no Ateliê dos Brinquedos, entre 4 e 23 de novembro, aberta ao público nos dias 8 e 9 de novembro. Entre 25 de novembro e 5 de dezembro, serão realizadas oficinas com as crianças no Jardim de infância de Cambelas, para criação da exposição “Brinquedos” com inauguração marcada para 12 de dezembro às 15h00 no Ateliê dos Brinquedos, com a conceção plástica da artista Rita Grancho, construída pelas mãos das crianças.
Neste segundo tema, os artistas convidados juntam-se ao projeto para mergulhar no universo das cantigas. Após um processo de recolha de memórias junto do Clube Sénior da Azenha Velha, e em parceria com o Estúdio Canoa, serão realizadas sessões de gravação de voz com os séniores, desafiando os músicos participantes a criar novos temas que unem a tradição à modernidade, cruzando a música eletrónica com a memória das cantigas da infância dos mais velho com o gosto e a energia dos mais novos. O tema culmina na curadoria, produção e edição de um EP, reunindo esta compilação de novas criações musicais.
Neste último tema, cruzamos duas áreas ligadas ao corpo: a Dança e a Educação Física. Com o convite a dois profissionais destas áreas a aprofundar as memórias físicas das brincadeiras antigas, através do movimento, recriando-as com as músicas criadas no tema anterior. Serão explorados novos jogos e dinâmicas que aproximam Seniores e Crianças, formando equipas onde a partilha e a cooperação são o centro da experiência. Durante a primeira quinzena de junho, e em celebração do Dia da Criança, será realizado um torneio que simboliza este encontro entre gerações, um momento de celebração do corpo, da memória e do brincar.