Elefante na sala

Fevereiro e março 2026 - Comédias do Minho

Sinopse

Porque é que existem coisas que não se vêem mas que se sentem muito? São coisas invisíveis e às vezes inexplicáveis, mas que pesam. Disto eu tenho a certeza. Mas como olhar para elas se não as vejo? E como falar sobre elas? 

Depois de vários projetos para a infância sobre conceitos abstratos, ideias de certo e errado, mundos de pequenas coisas, neste espetáculo pensamos sobre elefantes na sala, esses “animais” mitológicos que chegam sem pedir licença e que se fazem notar, que invadem os nossos pensamentos com perguntas sem resposta - fazem com que nos mexamos de maneira diferente, que falemos mais baixo, que olhemos para o chão.

Elefante na Sala é um espetáculo para a infância, dirigido a crianças para idade do pré-escolar (dos 3 aos 6 anos), criado por Raimundo Cosme, em conjunto com uma equipa criativa multidisciplinar, das artes visuais, da música, etc.

 

CALENDÁRIO DO PROJETO:

Fevereiro e março 2026 - Comédias do Minho (Casa da Cultura de Melgaço;  Cineteatro João Verde em Monção; Auditório CILV em Valença; Cineteatro em Vila Nova de Cerveira; Centro Cultural de Paredes de Coura)

Ficha Técnica e Artística

Direção artística, texto e interpretação: Raimundo Cosme / Cenografia: Carlos Roxo / Sonoplastia: Rita Couto e Bruno Saranga / Figurinos: Bárbara Felicidade / Direção artística e Direção de Produção: Raquel Bravo / Produção Executiva: Mariana Sá Marques / Direção de Comunicação: Raquel Alves / Fotografias e vídeos de comunicação: Ana Ladislau e Joana Correia/ manaamana / Consultoria de acessibilidade: Ivo Serra


Encomenda: Comédias do Minho / Produção: Plataforma285 / Coprodução: Câmara Municipal de Torres Vedras, Casa Varela / Câmara Municipal de Pombal e Casa Municipal da Cultura de Seia / Apoios: HIT Management / Resiências artísticas: Fundação Theatro de São Paulo, Instituto Camões em Moçambique, Cão Solteiro. Residências 120

Agradecimentos: Andreia Migroni, Carolina Beletatto, Devi Khanal Bhandari, Elena Masyuk, Gunaraj Subedi, Kimaya Chemjong, Marta Mascarenhas, Munish Kumar, Prianka, Regami Ramesh, Ricardo Muniz Fernandes, Shanta Nepali, Shusila Regami, Tassiana Tomé, Viacheslav Masyuk.