1ºTEMA - O TRABALHO
Pelo seu contexto geográfico e socioeconómico, este concelho tem uma forte tradição rural e piscatória. Do passado transitaram ideias fortes de ligação à terra e ao mar, a força e a necessidade do trabalho. Mas são muitas as alterações hoje patentes nas lógicas de trabalho. Os mercados e as necessidades mudaram, mas as populações também.
Em conjunto com a socióloga do trabalho Laura Galhano, Raimundo Cosme debruça-se sobre uma das ideias mais estruturantes da sociedade contemporânea, na vila de A-dos-Cunhados.
Convidada: Laura Galhano
Residência: 23 a 27 abril
Apresentação: 17 maio às 21h00
Local Residência e de apresentação: Centro de Interpretação da Azenha em A dos Cunhados
Morada: Travessa da Azenha- A dos Cunhados.
Apoio: Junta de Freguesia de A-dos-Cunhados, Pro.memória, Patrícia Pilar e Welcome All - Associação de Apoio A Imigrantes
2ºTEMA - A PAISAGEM RURAL E O LITORAL
A paisagem é um elemento essencial na construção de uma sociedade. Neste concelho, as paisagens rurais e marítimas são influências óbvias, embora sejam já pouco naturais e tenham mudado bastante. Em conjunto com a antropóloga Maria João Rosa, Raimundo Cosme redescobre este tema, investigando-o e problematizando-o.
Convidada: Maria João Rosa
Residência: 15 a 19 julho
Apresentação: 7 de Setembro
Local Residências: Maceira, Monte Junto, Santa Cruz e Santa Rita
Local apresentação: Biblioteca Santa Cruz
3ºTEMA
O SAGRADO, DIVINO E CELEBRATÓRIO
As festas populares são momentos de união comunitária em torno de um ato celebratório. Anualmente, um grupo alargado de pessoas junta-se para preparar o momento em que a povoação, por um lado, presta culto a uma imagem sagrada, e por outro, celebra de forma profana em arraiais populares. Em ambos os casos as populações são convocadas a unir-se, em momentos de orgulho e esforço coletivos. A Plataforma285 e a antropóloga Patrícia Azevedo da Silva acompanham a preparação da festa em honra de Nossa Senhora da Ajuda, no Ramalhal, entrevistam participantes e organizadores, anotam e fotografam detalhes.
Convidada: Patrícia Azevedo da Silva
Residência: 26 a 30 agosto
Apresentação: 12 de outubro
Local Residências: Ramalhal
Local de apresentação: Ramalhal
4ºTEMA
O LAZER E O FAMILIAR
A análise dos momentos e das atividades de lazer praticadas por uma sociedade permitem-nos entender muitos aspectos das suas relações. Esta Afinidade debruça-se sobre o tempo de lazer para pensar que peso ocupa, de facto, este tempo na vida dos que aqui habitam pensando, e que impacto tem nas suas construções sociais.
Convidada: Laura Galhano
Residência: 7 a 11 outubro
Apresentação: 8 de novembro
Local Residências: a confirmar
Local de apresentação: a confirmar
5º TEMA
MODELOS DE IDENTIFICAÇÃO
Crescemos educados por modelos identitários e comportamentais que aprendemos ao copiarmos. Ainda assim, o choque entre gerações e identidades é sempre evidente. As gerações mais novas têm agora um mundo inteiro de referências mas talvez tenha sido a minha a primeira a ter isso desde o princípio da sua formação.
Neste estudo, Raimundo cosme convida a investigadora Luisa Sol para se debruçarem sobre este tema
Convidada: Luísa Sol
Residência: 28 outubro a 1 novembro
Apresentação: 9 novembro
Local de Residências: Paços - Galeria Municipal
Local de Apresentação: Paços - Galeria Municipal
Apoio: Estufa