SINOPSE

O amor, a admiração, o fulgor. Eis-nos aqui, neste momento de consagração, onde relembramos que aqui jaz o verdadeiro motivo desta comemoração coletiva – embora sem a noção exata de que comemoração se trata. Feriados e homenagens, nascimentos e mortes, casamentos e batizados: o que querer mais? São tantas datas, tantas festas, e em todas elas o mesmo amor, a mesma admiração, o mesmo fulgor. Morre alguém e nasce um feriado. Como não amar? E assim vamos continuando a celebrar o rural, o popular, o folclórico, as lindas imagens da romântica ruralidade. Haverá algo melhor?  That’s All, Folks! éum espetáculo sobre efemérides, sobre memória coletiva, sobre lembrar e imortalizar. Não é mais que perfeito?  Aqui revisitam-se datas, mapeiam-se acontecimentos e imagens que populam o nosso imaginário, e que nos ensinam o que amar, o que odiar ou quem evitar. Que ideias estão contidas nestas celebrações? Celebramos para não esquecer – mas o que celebramos de facto? Quem decide o que deve ser esquecido? Quem define esta narrativa comum?  Este projeto para duas performers que cruza teatro, música e artes visuais, centra-se nas problemáticas associadas à construção de uma identidade coletiva, a partir de uma esfera simbólica comum.

De forma a pensar o comum e a identidade de forma mais abrangente, a Plataforma285 experimentou um novo modelo de criação participativo auscultando a comunidade. Durante quatro meses, desenvolveu residências artísticas em vários territórios do concelho de Torres Vedras, promovendo a inclusão de diferentes públicos geracionais no processo de criação.

FICHA TÉCNICA

Criação Plataforma285 Direção artística e texto Cecília Henriques Cocriação e texto: Raimundo Cosme Interpretação Cecília Henriques e Beatriz Beja Interpretação em vídeo, olhar exterior e apoio ao movimento Maurícia Barreira Neves Interpretação e Estágio curricular da ESAD Mira Bulhões Direção Musical Cigarra Cocriação e figurinos: Inês Ariana Execução de figurinos Atelier Rosário Balbi, Hugo Graça, Miu Lapin, Pedro Rodrigues Cocriação e cenografia Bruno José Silva Construção dos elementos da cenografia Ricardo Sousa (Matéria Handmade Woodcraft) Espaço de apoio produção de cenografia: LA RAGE Design de luz Daniel Worm Fotografias Joana Correia Vídeo Ana Ladislau Design Publicação Bru Pontes Cocriação e Direção de Produção Raquel Bravo Assistência de Produção Mariana Sá Marques e Ana Ladislau

Parceiros para residências artísticas União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Junta de freguesia da Silveira, União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, Junta de Freguesia do Ramalhal, Associação Pro-Memória

Produção Plataforma285 Coprodução: São Luiz Teatro Municipal, Câmara Municipal de Torres Vedras, RTP, Teatro-Cine de Pombal Residências artísticas: Cão Solteiro Residências 120, O Espaço do Tempo, Casa Varela Apoio Arraial Cósmico, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Pombal Agradecimentos António Moura, Cão Solteiro, Catarina Jesus, Diogo Almeida, HIT Management, Joana Dilão, Laura M Gonçalo, Teatro Praga e Vanessa Rodrigues