VAIAPRAIA

Rodrigo Vaiapraia (Setúbal, 1994) é licenciado em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa. Desde 2013, é músico e performer enquanto Vaiapraia. Em 2014 co-fundou a associação cultural Maternidade, na qual trabalhou como programador de música e promotor de eventos. É um dos mentores e coordenadores do Rama Em Flor, festival comunitário feminista queer. Entre 2012 e 2014, escreveu sobre música para a revista francesa I Heart, para o site australiano Yon Plume e para o site português Punch Magazine. Compôs música para teatro, em colaboração com Helena Fagundes, para a peça “The Gypsybird Speaks” de Derek Scott Mitchell (Edinburgh Fringe Festival, 2013) e para o espectáculo “You Need Heart To Play This Game” da Plataforma285 (Teatro Maria Matos, 2018). Compôs música, colaborou no texto e design de som da curta-metragem “Cruising In The Park” (2018) de António da Silva. Entre 2015 e 2016, fez trabalho de pesquisa e redacção para o novo site do Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa. Desde 2018 escreve para cinema com Tomás Paula Marques. Em 2019, foi aderecista e contra-regra da ópera “Romeu e Julieta” de Charles Gounod e director de cena de diferentes eventos na Fundação Calouste Gulbenkian. No mesmo ano foi intérprete e co-criador da peça de teatro “Passevite” da Plataforma285 (Appleton).

NA PLATAFORMA285 COLABOROU NOS PROJETOS:

– “You Need Heart To Play This Game” (sonoplastia);

– “Passevite” (interpretação e direção musical);